assista o documentário interativo - escolha um dos menus

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FINOVA UFRGS 2011

Participação do projeto na Feira de Inovação Científica UFRGS 2011

O projeto prepara sua nova etapa, a transposição do blog para um portal de acervo de pesquisas sobre a memória ambiental de Porto Alegre.

Portal Memória Ambiental de Porto Alegre



Autor: Cassiano Rocha Kuplich
Co-Autoria: Rafael Victorino Devos e Bianca Brochier
Orientação: Ana Luiza Carvalho da Rocha

Resumo: O trabalho a ser apresentado situa-se no interior do Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa nº 15113 -- Habitantes do arroio: Estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco, saúde pública e comunidades éticas em Porto Alegre-RS, criado com financiamento CNPq/CT Hidro/CT Saúde, e visa promover o aprofundamento da pesquisa antropológica sobre memória ambiental no mundo urbano contemporâneo a partir da expansão de etnografias hipertextuais nas redes mundiais de computadores. Nesta perspectiva, a pesquisa abarca o desenvolvimento e aprimoramento de novas ferramentas de consulta e gerenciamento do acervo de coleções etnográficas sobre a gestão de águas urbanas em Porto Alegre a partir do blog onde atualmente estão disponibilizados os dados da pesquisa sobre a memória ambiental da bacia do arroio Dilúvio. Produção de um website de internet articulando a produção do BIEV / PPGAS / UFRGS em pesquisa na área ambiental, com recursos audiovisuais. Inicialmente, será o projeto Habitantes do Arroio -- habitantesdoarroio.blogspot.com -- que terá seu conteúdo produzido -- vídeos, textos com diários de pesquisa e narrativas literárias, fotografias, comentários de leitores e outros documentos transpostos de forma experimental para o novo portal, que privilegiará a relação da postagem do dado etnográfico, enquanto referência temporal, com sua posição espacial nos territórios pesquisados, no caso, a bacia hidrográfica do Arroio Dilúvio. O portal é também um ensaio para a transposição desta metodologia de pesquisa para a pesquisa etnográfica hipermídia com memória ambiental em outras cidades brasileiras, como Florianópolis/SC, através de parcerias de pesquisa.


Oficina de Renaturalização e Conservação de Rios e Arroios e Drenagem Urbana

Prezados Habitantes do Arroio
Em anexo, convite e programação da Oficina de Renaturalização e Conservação de Rios e Arroios e Drenagem Urbana, a ser realizada em Rio Grande, RS, no dia 6 de outubro de 2011, pelo COMDEMA e SMMA de Rio Grande, com apoio da Associação Pró-Vieira, NEMA e FURG. Solicitamos divulgação para os interessados.
Att.
Ronaldo Costa
OFICINA SOBRE RENATURALIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE RIOS E ARROIOS E DRENAGEM URBANA


Quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Salão Guanabara -Hotel Atlântico
Av. Rio Grande, 387
Cassino - Rio Grande/RS

Objetivos da oficina
ü       Divulgar ao público – atores sociais – algumas importantes experiências de renaturalização e conservação de corpos hídricos em áreas urbanas, assim como a drenagem associada;
ü       Facilitar a articulação e mobilização de atores sociais envolvidos com o tema, de forma a fomentar a elaboração e execução de políticas públicas eficazes para o planejamento de uso e gestão dos recursos hídricos e saneamento municipal, enfatizando a proteção de mananciais e cursos hídricos naturais no meio urbano;
ü       Para o município de Rio Grande, diagnosticar as principais questões associadas ao planejamento e gestão de recursos hídricos frente à crescente expansão urbana – identificação de perspectivas e definição de proposições;
ü       Fornecer subsídios à elaboração do plano de saneamento municipal de Rio Grande.
O encontro visa facilitar processos destinados a promover a renaturalização de rios e arroios em âmbito municipal e estadual, com a definição de diretrizes voltadas à criação e implementação de políticas públicas eficazes.
Serão apresentadas importantes experiências na área de conservação de recursos hídricos no Brasil, as quais impulsionarão a reflexão sobre as perspectivas e a construção de diretrizes e estratégias para o planejamento e a gestão de recursos hídricos e saneamento em nível municipal e estadual, que contemplem os cenários futuros de expansão urbana.
O contato do público com essas experiências poderá assim incentivar e facilitar a mobilização de atores de diferentes localidades, para que possam debater perspectivas locais e promover políticas afins em seus municípios, de forma articulada.


Programação

Parte 1 - Apresentações
8h-8h10: Abertura – Mara Núbia César de Oliveira (SMMA Rio Grande-RS) e Kleber Grübel da Silva (COMDEMA)
8h10-8h50: Projeto Manuelzão e o Movimento Mundial pelos Rios (Dr. Marcus Polignano, Projeto Manuelzão/UFMG)
8h50-9h30: O Parque Linear do Ribeirão das Pedras, em Campinas, SP, ganhador do prêmio de "Melhor Prática em Gestão Ambiental Urbana" (MMA) em 2010 (Dr. Paulo Sergio Garcia de Oliveira, mestre em água e solo e doutor em sistemas de suporte à decisão pela FEAGRI-UNICAMP; ex-Secretário do Meio Ambiente de Campinas)
9h30-9h45: Pausa para café
9h45-10h25: Políticas públicas e perspectivas do governo federal (Analista de Infraestrutura Ingrid Pontes Barata Bohadana – SRHU/MMA)
10h25-11h: O contexto de Rio Grande e perspectivas futuras (Ronaldo Costa, Pró-Vieira)

Parte 2 - Debate e elaboração de propostas
14h-16h: Mesa-redonda com os palestrantes. Mediador: Ronaldo Costa
16h-16h15: Pausa para café
16h15-18h: Elaboração de diretrizes para a definição e implementação de políticas públicas para o município de Rio Grande

Favor divulgar!

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior