assista o documentário interativo - escolha um dos menus

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mapa da drenagem: os arroios de Porto Alegre



A sub-bacia do Arroio Dilúvio é a mais importante de Porto Alegre. Através dela escoam as águas de uma área com 83,74km2 densamente habitada: 446mil habitantes, representando cerca de um terço da população total. O curso principal, o Arroio Dilúvio, tem uma extensão de 17.605 m e importantes afluentes, como os arroios Mato Grosso, Moinho, Cascata e Águas Mortas. Ao longo da história da ocupação urbana, a sub-bacia foi intensamente modificada. O Arroio Dilúvio foi canalizado e teve seu curso natural retificado. Alguns afluentes desapareceram sob a cidade e seus canais passaram a integrar o sistema de esgotamento pluvial. As edificações produziram diferentes índices de impermeabilização da superfície, mudando o escoamento e a infiltração natural das águas da chuva. Na porção mediana e na foz, por exemplo, cerca de 52% da área é impermeabilizada, enquanto que a montante, na região do Parque Saint-Hilaire, os índices ficam abaixo de 1%. O Arroio Dilúvio recebe anualmente cerca de 50.000 m3 de detritos, produtos da erosão natural e da provocada pelo desmatamento das encostas dos morros, além de entulho e lixo. (...) Pela margem direita, seus afluentes mais importantes são os arroios dos Marianos, Beco do Salso e São Vicente, na margem esquerda, os arroios Mato Grosso, Moinho, Cascata e Águas Mortas. Porto Alegre é drenada por 18 arroios, cada qual com diversos afluentes. O maior deles, o Arroio Dilúvio, possui 17.600m, e o menor, o Arroio do Osso, 1.194m. No mapa de drenagem, estão representados todos os arroios e seus afluentes. (...)



Fonte: Atlas ambiental de Porto Alegre. Menegat et alli (Coord.). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. pp. 39, 40, 41 e 42.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo brilhante trabalho de vocês!!! Gostaria de saber como ou onde, vocês conseguiram postar esse mapa do Atlas Ambiental. Pois estou a procura destes mapas em formato PDF ou JPEG. Para incluir na minha pesquisa. Abraços, Renata

Habitantes do Arroio disse...

Obrigado Renata. A imagem que digitalizamos você pode baixar diretamente do blog, clicando com o botão direito na imagem. O Atlas você encontra na Biblioteca da UFRGS. Um abraço

Rafael

Anônimo disse...

Oi Rafael,
Muito obrigada pela atenção. No entanto, estou com dificuldades de digitalizar o atlas por causa das suas dimensões (muito grande). Tens alguma dica?
Abraços,
Renata

Anônimo disse...

Muito TRI!

andreia disse...

muito bom me ajudo no trabalho do colegio

Anônimo disse...

Obrigada pelo texto e mapa.
muito informativo. Estava em busca de qual era o arroio que passava ali pela Nilo.

Postar um comentário

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior