assista o documentário interativo - escolha um dos menus

domingo, 19 de julho de 2009

Projeto de despoluição e revitalização

Estamos lançando uma novidade no Blog do Habitantes do Arroio. São colaborações de leitores do blog. Se você quiser colaborar, saiba como, ao final desta mensagem. As colaborações publicadas serão comentadas pela equipe ao final da mensagem.

Segue a primeira colaboração recebida:


Prezados Amigos do Blog HABITANTES DO ARROIO:

Gostaria de postar esse Projeto para que todos possam apreciar, discutir, criticar e aperfeiçoar. Um grande abraço. Luiz C. Vaz Ferreira (Design)


ARROIO DILÚVIO: PROJETO DE DESPOLUIÇÃO E REVITALIZAÇÃO - 2009 -
Proj: Luiz Carlos Vaz Ferreira Fone: (51) 9306 6367

Despoluição
Visa dividir o leito do dilúvio em 3 (três) vias, sendo a via do centro um corredor de estrutura de concreto armado em módulos, onde apenas correria a água pura e cristalina. Nos 2 (dois) lados opostos, teríamos corredores exclusivos para a captação das redes cloacais e pluviais, estas redes antes de entrar em contato com os novos corredores passariam por Estações de Reciclagem Primária para conter areia e pequenos resíduos de lixos domésticos. Estes corredores seriam transformados em Galerias de Esgoto, pois receberiam coberturas com chapas de concreto móveis para eventualmente serem retiradas para a manutenção da limpeza quando necessária e no final dos seus cursos, seriam desembocadas em duas Estações de Tratamento de Esgoto para depois desaguar no Lago Guaíba. Com a construção das Estações de Reciclagem Primária, para uma pré-seleção e, com a construção das novas galerias, de imediato poderíamos perceber que lixos domésticos, restos de obras, pneus velhos e tudo que se possa imaginar jogados no dilúvio, já seriam evitados, isto possibilitará que tenhamos um melhor fluxo.

Revitalização
Com um córrego de água cristalina deslizando sobre uma estrutura de concreto em formato oval para melhor ser visualizada, poderemos imaginar um projeto de urbanização adaptado para a comunidade apreciar e desfrutar do novo cartão postal da cidade. Além de estar voltado para os benefícios do meio ambiente, estaremos recuperando a memória histórica de um rio, que no passado passava sob a Ponte de Pedras, construída pelos escravos em 1848, teve o seu curso alterado na década de 1930 e está preservada no Largo dos Açorianos A realização desse projeto possibilitará que Porto Alegre seja considerada modelo para outras cidades como uma referência mundial.

3 comentários:

Paulo Paim disse...

Bem, já falamos sobre isso. Se alguem esqueceu vai direto para a prova de recuperação...

1- a proposta é de urbanização das margens. Nada de novo mas interessante como sempre falei...

2- o que o arquiteto está chamando de três vias, fisicamente já exite. Um canal central e duas grandes canalizações laterais implantadas pelo Projeto Rio Guaíba, de saudosa memória.

3- as estações de tratamento estão no Projeto Sócio Ambiental em implantação pelo DMAE. Elas serão na zona sul.

4- a reciclagem do lixo já existe, embora ainda deficiente. Ajuda mas não é suficiente.

5- o que falta:
a) as ligações residenciais serem feitas em 100% dos casos (falta cultura ou dinheiro ou ambos, para isso),
b) hábitos pessoais e visão coletiva à população, para que ela encare de frente um projeto socio ambiental que envolva a coleta e destinação do lixo urbano. Imaginem se toda a população de uma bacia de drenagem do dilúvio soubessem que acondicionar e destinar o lixo adequadamente faria com que o Inter e o Gremio fossem campeões automaticamente...
c) projetos como o deste arquiteto e o Habitantes do Arroio, desde que transformados em políticas públicas...

abração
paim

Rafa, proponho que esses nossos pequenos debates sejam socializados para todos quantos trabalham no projeto seja o motivo que for... OK?

Rafael Devos disse...

Conforme solicitado, aí vai a publicação da discussão. Confesso que na primeira leitura do projeto, achei estranha a idéia de uma "água pura e cristalina" correndo pelo arroio, já que sua função é levar a água da drenagem do solo, que nunca é cristalina. Mas a idéia de transformar o arroio em um cartão postal da cidade é ótima, um projeto que incorpora a paisagem do arroio na avenida é muito bem vinda. Quanto às questões técnicas sobre a viabilidade da obra, acho que o Paim já contribuiu com ótimos comentários, fica a dúvida:
como incorporar em políticas públicas esse tipo de projeto?

um abraço, e obrigado pelas colaborações!

Rafael Koller disse...

Inicialmente quero parabenizar a equipe responsável pelo "Habitantes do Arroio" por mais esta brilhante idéia de permitir que qualquer cidadão preocupado com o meio ambiente possa postar um projeto como este, fazendo com que muitos possam analisar e debater. Como sou estudante do curso de arquitetura e urbanismo da Ulbra, confesso que fiquei deslumbrado como o projeto e com as considerações do Eng. Paulo Paim. Precisamos fazer com que os nossos políticos priorizem os projetos voltados para o meio ambiente. Parabéns à todos da equipe deste blog e ao autor desse maravilhoso projeto. Rafael Koller- Universitário (rafaelkoller2009@hotmail.com)

Postar um comentário

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior