assista o documentário interativo - escolha um dos menus

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Aulas de geografia e história no Arroio Dilúvio

Apresentamos alguns vídeos produzidos em parceria com um projeto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Sylvio Torres, que é desenvolvido pela professora Rosane (Vilma) Arrial, com alunos de 5a e 6a séries.

Em dezembro de 2009 fizemos um percurso com os alunos, costeando o Arroio Dilúvio, até a Barragem do Sabão. No caminho pelas ruas da Vila Herdeiros muitos questionamentos foram feitos pelos alunos, sobre a dinâmica das águas do “valão” que costuma encher e alagar as casas às suas margens. Para além do funcionamento ecossistêmico do arroio, os alunos se perguntavam também sobre as relações da comunidade com suas águas e sobre as responsabilidades para com os problemas ambientais locais. Colocaremos aqui no blog alguns dos vídeos que apresentam estes questionamentos, apontando links de outras postagens que ajudam a esclarecer as ótimas perguntas dos alunos




A iniciativa da Professora Vilma, que como ela mesma menciona, precisa de constante investimento, já recebeu o apoio de algumas entidades voltadas para as questões ambientais e para outras questões relacionadas a cidadania e educação. Essa é uma iniciativa que poderia ser reproduzida em outras escolas que se localizam na Bacia do Arroio Dilúvio.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Sylvio Torres fica na Rua Erotilde Machado Santana – Bairro Agronomia - Porto Alegre - Rio Grande Do Sul Telefone: (51) 3319-7678. As fotografias que aparecem no vídeo foram feitas em junho de 2008, e foram disponibilizadas pela professora.

Veja na sequência mais postagens com vídeos feitos durante este percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior