assista o documentário interativo - escolha um dos menus

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Milhares de peixes mortos no Arroio Dilúvio

Confira o resultado do laudo do DMAE sobre a causa da morte de milhares de peixes no Arroio Dilúvio.



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1%C2%A7ion=Geral&newsID=a2777460.xml


"A explicação mais provável para a mortandade de peixes verificada no Arroio Dilúvio na última terça-feira (13/01/2010), segundo laudo divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), foi a falta de oxigenação na água causada pelo excesso de sedimentos orgânicos e pelas altas temperaturas. O laudo foi realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O ingresso de vários peixes no Arroio Dilúvio foi facilitado pelo nível elevado das águas que, em condições de chuva forte, também agregaram sedimentos orgânicos.

- Isso tudo, somado às condições de altas temperaturas, provoca queda brusca nas concentrações de oxigênio dissolvido -, explica o secretário interino de Meio Ambiente, José Furtado.

A hipótese de mortandade por efeito tóxico foi descartada pelo laudo, devido à baixa concentração de nitrogêneo amoniacal dadas as condições de ph e a temperatura das águas.

Na noite do dia 12, a Divisão de Pesquisa do Dmae realizou coleta de amostra de água do Arroio Dilúvio, nos trechos das avenidas Azenha, Erico Veríssimo e Mucio Teixeira. Na manhã de quarta-feira, 13, foi realizada nova vistoria no arroio Dilúvio, no trecho da avenida Azenha até a avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Foram encontrados boiando os peixes das espécies biru, mandim, lambari, cará e jundiá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior