assista o documentário interativo - escolha um dos menus

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aulas de geografia e história no Arroio Dilúvio 3

- Olha que pouca vergonha!

É o que diziam os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Sylvio Torres, ao nos apontarem sacos de lixo, garrafas pet, sofás, e outros dejetos no percurso que fizemos, em parceria com o projeto da escola que é desenvolvido pela professora Rosane (Vilma) Arrial, com alunos de 5a e 6a séries.

As imagens foram feitas em dezembro de 2009, durante um percurso guiado pelos alunos, costeando o Arroio Dilúvio, até a Barragem do Sabão. Os vídeos foram editados seguindo os questionamentos que surgiam durante o trabalho de campo. Para avançarmos no trabalho, para além da denúncia sobre as condições ambientais do arroio, é preciso refletir sobre uma perspectiva ambiental que inclua a lógica do cotidiano desta comunidade e da Região Metropolitana. É nesta linha que se desenvolvem os questionamentos de Eric, Guilherme, Mariele e Jade.




A pergunta de Eric sobre a coleta de lixo é importante, para que a comunidade local não seja a única a ser responsabilizada pela quantidade de lixo que encontramos no percurso. A passagem do caminhão pelas pequenas ruas e becos é dificultada, mas não é este o único problema - a própria lógica viária do local segue a costa do arroio. É a mesma polêmica que encontramos no arroio sem nome, na mesma região. A instalação das lixeiras segue a lógica das ruas e avenidas principais, onde passam os caminhões, por ondem chegam e partem os moradores no acesso aos ônibus.

veja essa postagem em:
http://habitantesdoarroio.blogspot.com/2009/05/o-arroio-sem-nome-1.html

A lógica das ruas, que liga a comunidade ao seu exterior, é aplicada de igual forma ao arroio - as águas levam embora os dejetos, conduzem a outros territórios, assim como também trazem dejetos de outros lugares. O arroio está ao lado, mas já está fora da vizinhança, é um limite.

é o que se pode ver na seguinte postagem:
http://habitantesdoarroio.blogspot.com/2009/04/urbanizacao-de-arroios.html

Para saber mais sobre o projeto da escola, veja a primeira postagem da série:
http://habitantesdoarroio.blogspot.com/2010/01/aulas-de-geografia-e-historia-no-arroio.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARROIO DILÚVIO - Mapa dos locais pesquisados em Porto Alegre - clique nos ícones para ver


Visualizar Videos do Projeto em um mapa maior